sábado, 19 de setembro de 2009

Valores

TEMA: VALORES:

Objetivo geral: Ter uma exata noção das mudanças de valores durante a história humana.

Objetivo específico: Questionar a validade dos valores atuais.

1. Introdução: Percebemos que os valores da atualidade na sociedade qualificada como civilizada são questionáveis. Coisas banais são apresentadas como indispensáveis.

A mídia difunde informações e faz apelos indistintamente ao público em geral, independente de níveis culturais, econômicos e sociais, incutindo necessidades impossíveis de serem satisfeitas, já que são ao buscar estes bens supõe-se a possibilidade de pagar seu preço. Para conseguir um bem tudo é facilitado. Crédito, prazos a perder de vista. Porém não demora e a bola de neve vai crescendo, as cobranças chegando, e não raramente os cidadãos começam a usar expedientes ilegais e imorais tentando se safar dos problemas que surgiram.

As dificuldades do mundo moderno se misturam com a criação de necessidades artificiais, provocadas pelo mundo consumista. Uma vez criado o problema, muitos cometem verdadeiros absurdos na tentativa da solução. Surgem preocupações, mentiras, corrupção, roubos e assaltos e até homicídios por causa dos problemas.

2, ATIVIDADE EM GRUPOS:

2.1.- Trocar idéias sobre o que pensam sobre os valores:

-O que é valor?

- Elaborem uma lista de valores a partir dos mais importantes.

-Que valores são divulgados, que, entretanto são falta de valores?

3. RESULTADO DOS GRUPOS: OUVIR AS OBSERVAÇÕES.

4. DESENVOLVENDO O SIGNIFICADO DE VALORES.

A noção de valor provém de alguns motivos como: A utilidade das coisas, a qualidade, a necessidade, a praticidade e a raridade.

Este último item é tipicamente capitalista. O que regula o preço ou valor é a oferta e a procura. Quando algo está em falta, o preço sobe. Quando algo é novidade, o preço é superfaturado. Por isso se criam necessidades artificialmente através de marketing, atraindo consumidores. Mas de tudo que necessitamos, qual é o bem maior que é indispensável, e enfim os mais importantes? Será a saúde, a vida, a honra o status, a beleza, o saber, a delicadeza, a compreensão, o lazer, a arte, a riqueza, a ética, a religiosidade?

Quando falamos de valores, refletimos também sobre contra valores: Ao perder a noção dos valores, valorizamos o que um contra valor. A inversão de valores traz conseqüências prejudiciais ao indivíduo, e à sociedade, tanto em questões materiais como em questões espirituais.

Podemos citar como contra valores, aquilo que qualificamos como vícios, crimes e mesmo deficiências de qualquer natureza. Lembramos as injustiças, as guerras, os homicídios, a corrupção, a mentira, a infidelidade, a ignorância, a traição, a ganância, o egoísmo, a preguiça, a gula, a covardia, a roubalheira, as agressões, o desprezo, o vazio espiritual, da falta de fé, esperança e amor, e os desequilíbrios de personalidade.

Valores e contra valores são materiais ou espirituais. São Naturais ou históricos. Colaboram ou prejudicam a vida das pessoas. Sempre que vamos para a direção oposta acabamos em prejuízos, por vezes irreparáveis. Os valores éticos orientam as boas ações.
Valor (filosofia) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O conceito de valor tem sido investigado e conceituado em diferentes áreas do conhecimento. A abordagem filosófica descreve-o como nem totalmente subjetivo, nem totalmente objetivo, mas como algo determinado pela interação entre o sujeito e o objeto.

Nas ciências econômicas, a noção de valor tem uma interpretação predominantemente material. Smith propõe a analise de valor como a habilidade intrínseca de um produto oferecer alguma utilidade funcional. Já no conceito moderno, dado pelo marketing, isto é uma função dos atributos dados ao produto ou ao conjunto formado por ele e que o envolve, quando necessitamos obter-lo.

Na visão da sociologia, embora a sociologia não seja uma ciência valorativa, ela reconhece os valores como fatos sociais. No campo de análise, os valores podem surgir como um estatuto fundamental na explicação da estabilidade e coerência das sociedades ou das mudanças sociais ( Max Weber, T. Parsons ) ou podem surgir como “fenômenos reflexos” das infra-estruturas da sociedade. O valor exprime uma relação entre as necessidades do indivíduo (respirar, comer, viver, posse, reproduzir, prazer, domínio, relacionar, comparar) e a capacidade das coisas e de seus derivados, objetos ou serviços, em satisfazê-las. É na apreciação desta relação que se explica a existência de uma hierarquia de valores, segundo a urgência/prioridade das necessidades e a capacidade dos mesmos objetos para as satisfazerem, diferenciadas no espaço e no tempo.

Reconhecer um certo aspecto das coisas como um valor, consiste em hierarquizá-los para tê-los em conta na tomada de decisões, ou, por outras palavras, em estar inclinado a usá-los como um dos elementos a ter em consideração na escolha e na orientação que damos às decisões sobre nós próprios e aos outros. Há os que vêem os valores como subjetivos e consideram esta situação em termos de uma posição pessoal, adotada como uma espécie de escolha (desejo) e imune ao argumento racional.

Os que concebem os valores como algo objetivo supõem que, por alguma razão – exigências da racionalidade, da natureza humana, de Deus, de outra autoridade ou necessidade - a escolha possa ser orientada e corrigida a partir de um ponto de vista independente. Os valores fornecem o alicerce oculto dos conhecimentos e das práticas que constantemente construímos nas nossas vidas. Os valores humanos são os fundamentos éticos e espirituais que constituem a consciência humana. São os valores que tornam a vida algo digno de ser vivido, definem princípios e propósitos valiosos e objetiva fins grandiosos.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_(filosofia)"

Categoria: Filosofia

VALORES HUMANOS

Luiz Alvarenga Torres

O mercado nos diz que quem possuir a decantada empregabilidade, está com grandes chances de se manter na ativa. Jornais, revistas e livros indicam o novo perfil do profissional do futuro. Os profissionais do assunto relatam sempre os fatores-chave de sucesso empresarial para quem quiser.

Tudo muito bom, coerente e preciso. Mas quem se lembra que antes do profissional, vem o homem? Alguém se recorda que valores humanos são mais poderosos e valiosos que indicadores de um melhor desempenho?

É muito bom dominar dois idiomas e dominar a tecnologia. Mas isso dá mais condição ao ser humano, do que ética, honestidade, e outros valores semelhantes? Dá mais qualidade de vida e integridade?

Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e conseqüentemente do social.

A vivência dos valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade.

Para um profissional/homem conduzir com sucesso (que é um conceito relativo à cada um) a sua vida, tem de percorrer lado a lado com os seus valores humanos, a sua escalada e a sua trajetória por este mundo.

Entendo que os principais sejam: honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz (auto-estima, autocontrole, autoconfiança, auto-aceitação e desapego) e amor.

Ter as dimensões da saúde respeitadas e harmonizadas passa a ser o grande aliado dos valores humanos de cada um. Saúde mental, espiritual, emocional, física e financeira, equilibradas e integradas sem atropelo.

Pense um pouco nisso, quando falar de empregabilidade, antes de sair correndo atrás de idiomas, tecnologia ou outras formas de preparo profissional. Pense em você inteiro e holístico, pense como amigo, como mentor e como cidadão. A responsabilidade de lembrar-se de você é somente sua, de ninguém mais.

“O maior crescimento é o processo de dar à luz a si mesmo”.

INICIEI COM UM TEXTO PESSOAL EM FORMA DE AULA, COM QUESTIONAMENTOS, ESTUDO EM GRUPOS, E TEXTOS EXPLICATIVOS. ACRESCENTEI DUAS PESQUISAS DE INTERNET. (PROF. CÉLIO, PROFESSOR DE FILOSOFIA)

ATIVIDADE 2.5 PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET.

A atividade acima é usada para reflexão em filosofia nos primeiros anos do segundo grau. Aqui o texto ou hipertexto traz mais informações que normalmente se usa em sala, porém na sala se usa questionamentos e participação em grupos e assembléia.

COMO OS ALUNOS RECEBEM A TEMÁTICA:

Assunto da vida cotidiana os alunos reconhecem as dificuldades de escolha e inversão de valores. Especialmente a mídia trabalha a cabeça e tenta seguidores de futilidades. A própria fase adolescente é a época decisiva para moldar o caráter, no embate sensitivo e intelectual.

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