sábado, 19 de setembro de 2009

Metodo de solucionar problemas

A CAIXINHA MÁGICA E A “FEITICEIRA.”
As histórias e a literatura nos transmitem valores éticos.
Conteúdo do texto;
Uma viúva, após a morte do marido percebeu que a vida ia piorando dia a dia. (imagine uma situação e os problemas dela. Não havia mais liderança.)
Ela resolveu visitar uma feiticeira famosa da região que ouviu sua história e disse que o problema era de fácil solução. Entregou-lhe uma caixinha que ela (a viúva) deveria levar todos os dias pela manhã em todas as dependências da casa e arredores: Quartos, sala, cozinha, dispensa, porão, adega, Chiqueiro, estrebaria, pátio, roça, potreiro.
Chegando no quarto, os marmanjos continuaram a dormir até tarde. No porão encontrou desordem e sinais de bebedeira. Os animais estavam sem água e comida. E o mato estava tomando conta das plantações.
Explicando o método :VER JULGAR E AGIR.
(Ao levar a caixinha, ela se deparou com a realidade. Ao ver a situação (imagine o que encontrou), ela pode julgar. O julgar depende do ver, Depende de um conhecimento exato da realidade e depende do senso crítico ou da ingenuidade).
O agir é a coisa mais importante: é a solução, sem o que nada adianta ver e julgar. Palpiteiros sem ação, são perda de tempo.
Não formam necessários 30 dias para voltar à feiticeira. A caixinha não era mágica. A solução dependia da viúva em reorganizar a rotina, ter pulso e colocar a família em ação.
Observe como temos na história as 3 fases do método ver, julgar e agir
1. O VER que, é conhecer a realidade.
2. O julgar, que é refletir, filosofar sobre o fato. E,
3. O Agir, que soluciona o caso.
Orientação didática:
Esta historia pode ser trabalhada com os alunos em qualquer série, com professores, diretores, coordenadores, pais, pessoas simples ou cultas. Ela será entendida facilmente, e funcionará apenas para quem tiver senso de realidade, responsabilidade e consciência de sua importância na influência junto às pessoas sob sua responsabilidade. Quem não se fizer presente, não vê, não julga e muito menos decide e exige mudanças. O povo diz: “O olho do dono engorda o porco.”
Para algumas pessoas, apenas contar e comentar o fato, já é suficiente. Uma aluna (uma senhora de idade, vibrou com a história) Alunos resistentes às mudanças sentem a verdade, mas mostram indiferença. Sendo ético, muitos resistem.
Minha sugestão é que se explique, antes de contar a história ou estória, o significado do método ver julgar e agir e se use este fato para que o aluno faça a atividade pedagógica desenvolvendo o agir, com a seguinte proposta: Como a viúva fez para resolver a situação? Por isso explicar com outros exemplos o método: Uma brigas de casal, a compra de um carro, a decisão de conseguir uma casa. A solução passa por esses 3 momentos o ver, o julgar e o agir.
Para responder o agir na história da viúva, eles demorarão em dizer (ou escrever) o que e como ela deveria agir, porque é no agir que as pessoas se omitem. E sem agir o saber continua vazio. Pode-se dialogar, mas é recomendável uma resposta escrita e pessoal. Finalmente, espero que colegas façam bom proveito desta contribuição.
Elaboração pedagógica: Prof. Célio A Wendling, Licenciado em filosofia.
Bibliografia: Este texto é antigo. Ed Agir. Terceiro livro de leitura (sec. XX)


A Viúva reuniu os filhos, narrou sua preocupação e colocou ordem e disciplina, mudando os maus hábitos, trabalhou e economizou.


Perguntas:
1. A caixinha era mágica.? 2. A mulher era uma feiticeira? 3. Como surgiu a mudança? 4. Ao retornar novamente para a feiticeira,após 30 dias, conforme a recomendação, tudo ficou esclarecido?

Comentário: Na verdade a caixinha não era mágica, mas apenas um pretexto para que a viúva fosse ver com os próprios olhos a realidade. Acho que esta estória é uma história verdadeira e é perfeitamente aplicável no dia a dia. Circule, marque presença, converse,organize e os resultados aparecerão. Muitas coisas erradas
Seriam superadas se a liderança se fizesse mais presente.
Baseado em livro didático para terceiro ano primário de antigamente da Ed. Agir. Adaptação

prof. Célio 2008
Atividade para sala 2c.-2008 EEEJulio S Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário